Diário de viagem - Parte 1


posted by Alice on ,

No comments

PARTE 1

Dia #01 - Comida de avião

Comer em avião ou aeroporto não é tarefa fácil. Tomei café da manhã normalmente antes de sair de casa e fui. No voo de Florianópolis pro Rio, no lanchinho do avião, lá fui eu "toda toda" lanchar 2 cream crackers com um polenguinho e pedi um suco de laranja achando que estava fazendo boa escolha em tentar incluir fruta. Gente!!! Como assim um polenguinho tem 2 pontos???

Lições aprendidas:
  • Da próxima vez comer apenas meio polenguinho.
  • Suco de caixinha não conta como fruta e tem ponto à beça! Cuidado!
Almocei normalmente, na expectativa de apenas jantar no voo já a caminho de Paris onde faria conexão para Veneza. Eis que deu um problema no avião e o voo foi obrigado a retornar pro Rio. Só depois descobri que foi uma chuva de granizo que danificou o avião - http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/11/granizo-danifica-para-brisa-e-aviao-da-air-france-retorna-ao-galeao-no-rio.html. Que bom que conseguimos voltar com segurança e que bom que a companhia conseguiu outro voo para nos colocar. Mas daí vocês já podem imaginar a demora até efetivamente jantarmos, já no avião. Jantar extremamente "carboidrático": salada de macarrão parafuso, legumes cozidos com purê de batata e um mini-pão francês com polenguinho (que eu espertinha dessa vez comi só metade). Mas não tinha opção. Havia também 2 cream crackers e um potinho de manteiga que eu tratei de dar pro meu marido comer por mim. Até aí estava tudo sob controle até que vi a sobremesa: brownie. Eu achando que estava abafando, dei uma de "gente magra" e comi só metade, guardando a outra pro dia seguinte. Lembrando que eu estava em um voo então não tinha como consultar a pontuação de nada. E não é que depois descobri que o maledeto tinha 7 pontos!!! Só a metadinha que eu comi!!! Aff... Fiquei devendo 6 pontos para pagar no dia seguinte...

Total consumido: 36 pontos

Dia #02 - Perigos das massas

O café da manhã no avião foi uma beleza: frutas picadinhas, omelete de queijo, um pedacinho bem pequeno de batata assada, mini-pão francês e café. Não tinha adoçante então tomei o café puro mesmo, nada de açúcar. Havia também um polenguinho, um potinho de manteiga, um potinho de geleia e um muffin que foram todos "doados" ao meu marido. Se continuar assim meu marido vai engordar no meu lugar kkkkkkkk
Chegamos bem tarde em Veneza, não almoçamos, tínhamos apenas tomado café da manhã, pense no tamanho da fome! O primeiro jantar foi romântico e lindo, mas mais calórico do que podia ter sido: torradinhas de entrada (olha o estrago que a fome faz), talharim com cogumelos selvagens e vinho. Ou seja, só me sobraram os 6 pontos pra pagar o excesso do dia anterior. E eu que queria traçar a outra metade do brownie que ainda me espera, fiquei só na vontade kkkkkk

Lições aprendidas:

  • Nada de torradinhas enquanto aguarda a chegada do prato.
  • Ainda não concordo de jeito nenhum com pagar 6 pontos por uma taça de vinho tinto seco.
  • Como a quantidade de massa que vem é grande (equivalente a 2 pegadores) e meu olho também é grande, da próxima vez pedir um prato de massa e um só de legumes e dividir os dois na metade entre eu e meu marido. Assim os dois comem menos calorias e ficam bem alimentados.

Total consumido: 24 pontos

Dia #03 - Vinho branco e vegetais

Hoje resolvi colocar em prática o que eu aprendi nos últimos dias e executar mais fielmente o que planejei pra viagem (uma vez que não tenho mais a comida de avião pra me atrapalhar). O café da manhã foi bem gostoso mas mais pesado do que poderia ter sido.

Lições aprendidas:

  • Mesmo comendo apenas metade do croissant ele ainda não vale a pena. São 3 a 4 pontos uma metadinha! Verei amanhã que outra opção tenho.
  • Suco de laranja ainda parece não valer a pena mesmo sendo fresco. Tenho que pensar melhor sobre isso...
  • Ameixa seca é uma delícia e tem pontuação baixa. Investir mais nela amanhã.

O almoço foi sucesso total. Achei um sanduíche de legumes grelhados com queijo e uma sopa de vegetais deliciosa que ainda tinha ervilha! Carinhas felizes e baixas calorias. Mas o melhor do almoço foi o vinho. Experimentei o vinho branco pela primeira vez e adorei (metade dos pontos do tinto seco sabe-se lá por que motivo). Pra tristeza do meu marido que não gosta do branco e já está triste de não dividir a meia garrafa do tinto comigo. No jantar coloquei em prática a lição aprendida de ontem. Pedimos um prato de legumes grelhados e outro de pizza de cogumelos. A pizza aqui é do tamanho de um prato grande então interpretei como sendo 4 fatias pequenas. Comi metade dos legumes primeiro enquanto meu marido se adiantava na pizza. Depois invertemos os pratos e eu comi apenas uma fatia de pizza enquanto ele terminava os legumes. Satisfação total.

Lição aprendida:

  • Comer os legumes antes mata parte da fome e segura a gula na hora da pizza ou massa.
  • Pedir um prato de legumes grelhados e outro de pizza ou massa e dividir cada um com o marido é sucesso total. Assim não fica tão feio no restaurante pedir um só prato pra dividir (aqui isso é mal visto), ninguém come mais do que deveria e ainda dá um reforço na cumplicidade do casal para atingir a meta.

Fechei a noite comendo aquela metade do brownie do voo que eu tinha guardado e vinha me perturbando a mente há dias. Pronto, ele acabou! Ufa! Rsrsrs

Total consumido: 33 pontos

Dia #04 - Delicioso e light

Hoje rodamos Veneza inteira a pé e nem mais precisávamos de um mapa. E pela primeira vez sobraram pontos, uma vez que terminei de "pagar" por aquele bendito brownie e está frio demais para um gelatto. Está fazendo apenas 9 graus e a sensação térmica é ainda mais baixa no vento. Não estou nem lendo a parte de bebidas quentes dos cardápios só pra não descobrir o aclamado cioccolato rsrs. Vou adiar conhecê-lo o quanto puder, mas não voltarei pra casa sem provar.

No café da manhã apostei de novo no suco de laranja e dessa vez não me arrependi: um copo pequeno de apenas 1 ponto me forneceu vitamina C e energia. Aproveitei mais as deliciosas ameixas como tinha planejado e percebi um lindo pão italiano integral cheio de grãos e sementes bem do lado do vilão croissant. Café da manhã nota 10. No almoço comi de entrada uma colher de gorgonzola com um fio de mel. Descobri que os dois juntos fazem o que eu costumo chamar de "interferência construtiva de sabores", ou seja, um é bom, o outro também é bom, mas os dois juntos são "ohhhh que delícia" rsrs. Simplesmente divino por apenas 2 pontos. Adoro descobrir essas combinações de sabores. Uma vasta saladona, duas fatias pequenas de bruschetta apimentada de vegetais (tomate, cebola, pimentão vermelho, cogumelos, rúcula e azeitonas pretas) e uma taça de vinho branco arremataram meu almoço em grande estilo. No jantar, me esquentei com uma deliciosa sopa de vegetais zero pontos que ainda tinha ervilhas e alguns feijões (e eu que achava que a carinha do feijão seria impossível de agradar). Dei também uma roubadinha na sopa do meu marido que estava divina: creme de tomate com ricota. Boa opção para fazer em casa nos dias frios. E como ainda havia 15 pontos para gastar, comi duas fatias pequenas de pizza de cogumelos e um ovo quente.

Lições aprendidas:

  • Vegetal não é sinônimo de sem graça. Pizzas, bruschettas, grelhados e sopas de vegetais são deliciosos e menos calóricos. Basta que sejam bem feitos e bem temperados, é claro.
  • O vinho branco de fato parece ser uma boa aposta, continuarei com ele.
  • Evitar os doces torna tudo muito mais fácil.

Total consumido: 28 pontos


Leave a Reply