Macarrão sem culpa


posted by Alice on

No comments

Oi pessoal!!! Hoje estou aqui para compartilhar um verdadeiro ACHADO que fiz passeando pela internet e uma receitinha deliciosa que bolei com ele. Mas por favor, antes de mais nada, não reparem o lascado no meu prato rsrs. Que vergonha! Mas eu não podia deixar de compartilhar com vocês, então fotografei assim mesmo!

Acreditam que esse prato aí só tem 5 pontos? Olha o tamanho! A caneta bic está do lado pra ajudar a ter noção do tamanho (hábitos de engenheira rsrs). Quem quer saber o segredo?


O segredo é que metade do que tem aí parece macarrão mas não é! Metade desse volume de "massa" é na verdade abobrinha cortada na forma de macarrão. Com os dois misturados não da pra perceber de jeito nenhum que não é macarrão de verdade. Nem no visual nem na boca! Isso foi feito com este cortador em espiral. Olha só que incrível!

Vejam a abobrinha cortada colocada no prato antes de cozinhar e misturar ao macarrão. Lindinha, né? E da pra fazer também com chuchu que pega o gosto de qualquer coisa misturada a ele. Eu gosto muito de abobrinha, por isso a usei.

Naturalmente que cada um pode preparar o molho que quiser e misturar na proporção de macarrão que preferir. É isso que vai determinar a pontuação final do prato. Eu coloquei metade macarrão metade abobrinha, mas depois de provar percebi que poderia ter bem menos macarrão que não comprometeria nem o sabor nem a textura. Afinal a gente até enrola a abobrinha no garfo!

Mas e a receita??? Vamos lá, vou contar como eu preparei esse aí da foto que deu 5 pontos.

Ingredientes:
2 colheres de sopa de molho shoyu light
1 colher de sopa de vinagre de xerez
1 colher de sopa de mel
1 dente de alho espremido
1 cogumelo shitake grande fatiado
1 abobrinha
quanto baste de espaguete
coentro picado
tomates cereja partidos ao meio

Preparo:
Colocar num potinho o molho shoyu, o vinagre de xerez, o mel e o alho e misturar para dissolver bem o mel nos demais líquidos. Deixar ali apurando o gosto enquanto se corta a abobrinha e prepara a massa. Depois peneirar para tirar os pedaços de alho. Vai dar um potinho pequeno, mas o sabor é bem forte e com toque oriental, então apenas uma colher de molho já tempera um prato de massa.

Cozinhar o espaguete numa panela grande com bastante água e bastante sal. Não se preocupe com ficar salgado nem com excesso de sódio na dieta. O macarrão não absorve todo o sal, ele absorve só o tanto certo de ficar saboroso. O truque do bom macarrão é água salgada como o mar. Aprendi isso com a chef Anne Burrell no programa Segredos de uma Chef. De acordo com ela, "se a água está sem sal não importa o quão bom é o molho, o prato ficará sem gosto.". E confirmei isso na prática!

Enquanto o espaguete cozinha, usar o cortador que eu mostrei, ou uma faca afiada e habilidade, para cortar a abobrinha em forma de macarrão. Colocar um tanto de abobrinha no prato, crua mesmo, com um tiquinho de sal por cima e levar ao microondas por 1 minuto. A abobrinha vai cozinhar no próprio vapor, sem perder as vitaminas e sem ficar molenga.

Saltear o cogumelo em uma frigideira anti-aderente com um tiquinho de sal pra ajudar a murchar e dar sabor. Por fim, no prato onde se cozinhou a abobrinha no microondas, misturar o espaguete, o shitake salteado, uma colher do molho oriental já peneirado e decorar com coentro picado e tomates cereja partidos ao meio. Espero que gostem!

Para aquelas que se interessaram pelo cortador em espiral, segue o site do fabricante: http://www.gefu.com.br/produtos/Cozinhar/Cortar/13460. No próprio site eles dão indicação de onde comprar.

Beijos a todas e boa RA!

Leave a Reply